sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

da síndrome das "partes"

Quando você se olha no espelho, quantos de você mesmo é possível enxergar? A tradição cristã nos ensina que somos um só, uma só alma. O mestre saramago diz que somos uma coisa sem nome. Não pretendo corrigí-lo mas, sobre mim, o correto seria: "Essas coisas sem nome, isso é o que sou". Uma frase egocêntrica certamente, mas verdadeira.

Dentro de mim há partes, várias. Mas elas se agrupam em torno de algumas outras. Como se fosse um círculo de amigos, onde um deles de tão seguro nunca é interrompido, ainda que nem sempre certo.

Uma parte de mim está feliz por ver o meu sobrinho com uma cicatriz no queixo e já abrindo a porta do meu quarto perguntando por mim. Já a outra parte está triste por que ela não está aqui.

Uma parte de mim crê que o regime de cuba (que Deus o/a tenha) libertou de muitas opressões e representou uma quebra de uma ordem exploradora que beneficiava a muito poucos, crê que fidel castro foi um libertador. Outra parte de mim sabe que ditadores e repressões de liberdades individuais são nefastos não importando o que esses regimes façam de "bom". Em qualquer lugar do mundo isso é verdade, na ilha ou em nosso faz-de-conta.

Uma parte de mim está contente por que no dia que faço anos posso juntar meus amigos (poucos, mas os melhores que poderia escolher). Uma parte de mim está triste por que ela não está aqui.

Uma parte de mim acredita que a ciência que estuda o que marca um ser humano é a biologia, e que fetos são vidas quando de fato se tornam vidas. Já a outra parte, acredita que o campo do conhecimento que estuda o ser humano é a filosofia.

Uma parte de mim está em belém, outra parte está em curitiba.

Uma parte de mim é anarquista e vê o estado como a opressão do ser sobre seu semelhante. Outra parte é acomodada e nem se importa com isso.

Uma parte de mim quer morar na metrópole em meio a vida urbanóide de um ritmo veloz como um metrô. A outra quer só passar o tempo quietinho aproveitando os filhos e a esposa numa fazenda em qualquer lugar.


Uma parte de mim nunca se arrependeu da escolha de um ano e sete meses atrás. A outra tampouco!
Uma parte de mim é o homem mais feliz do mundo! A outra é ainda mais!

E essas partes que não se anulam mas sempre se somam, minhas partes, meus pedaços. Sou assim, só completo perto daquela(es) que amo. Sempre completo a cada dia desde que ame. Piegas não é verdade? Pois uma parte de mim é assim e feliz por ser assim.

Nenhum comentário: