terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

da síndrome do "combate de bárbaros"

Determinação. Existem muitos exemplos que se podem dar. Alguém que contra tudo e contra todos consegue uma aprovação no vestibular, conquistar seus medos através da própria força de vontade, vencer. Enfim, exemplos. Mas dentre todos os exemplos que lembro de determinação a grande maioria deles poderia ser citado dos mangás que já li.

Não há como ignorar o que os mangás representam. Eles deixaram de ser um nicho cultural, nas tvs do dia-a-dia, na internet pode se encontrar muito do que vem de mangás e animes. Eles representam um fenômeno uma redescoberta do oriente pelo ocidente que recomeçou no fim da década de 80. Enquanto escrevo sinto minha pele aquecer (calma, é só gripe), minha cabeça dói e meus olhos ardem. Há alguns minutos atrás parei o que estava fazendo e fui ler um dos mangás que acompanho. Bleach. E não pude deixar de escrever qualquer coisa que não fosse sobre determinação.

É claro que não sei o que é viver com a honra baseada no fio da espada, em nosso mundo onde honras e espadas são apenas ornamentos é muito difícil que qualquer pessoa entenda. Tenho quase que certeza que o próprio tite kubo (esse é o mangaká - que é o dito que desenha e escreve o mangá) não sabe o que é viver como os personagens que ele criou. Bleach fala sobre o shinigamis (a figura mitológica que no japão são os deuses da morte), eles são guerreiros que além de cuidar da passagem das almas (supostamente sua atividade principal) enfrentam desafios em favor da raça humana. São seres com os mesmos amores e terrores que um ser humano. Traições, amor e fúria como qualquer um de nós.

No atual momento da história a grandiosidade do confronto que tem pela frente os protagonistas é com certeza o ápice que o mangá vai alcançar.

Desde o capítulo 307 até o atual (311) dois personagens se enfrentam. Mas aquilo não é mais um confronto. É apenas um encontro de duas existências antagônicas. Um confronto inclui vontade, emoção. Aquele encontro só tem uma emoção, uma vontade: a sobrevivência. Vendo o confronto você entende que sobreviver é simples, basta que você resista, e aquilo que te impede não. Em resumo, é uma questão de determinação.

Não consigo imaginar como seria viver assim. Com a vida e a honra no fio da espada. Sorrindo a cada combate, sobrevivendo e com tamanha determinação. Creio que seja essa é a mensagem que se passou. Não que você deve ser violento e decidir tudo com base em quem é mais fraco (isso seria um interpretação estapafúrdia de tudo o que eu disse aqui ou do que se escreveu no mangá), mas que a força de vontade e a determinação ainda são vivas hoje. Pode até não ser no fio de uma espada, mas em ideais... sinceramente não sei. Acho que hoje deixei a febre escrever.

Por determinação,
Pela honra,
Por orgulho,
Ainda que para defender o que se ama,
Por tudo isso vale a pena viver pelo fio da espada!(?)






















Não ousaria dizer boa sorte. "Boa luta kenpachi taishou!" \o/

Se alguém que não entendeu quiser compreender melhor ao que me refiro, aconselho a procurar ver pelos próprios olhos dos guerreiros. Leia bleach.



Nenhum comentário: