sábado, 3 de maio de 2008

da síndrome da "sessão maldita"


- Vais te ocupar no sábado?

- Que horas?

- Tarde, a noite?

- Não.

- Vamos assistir um filme, no centur?

-...

E assim começou, minha busca pessoal e compartilhada para entender qual seria o tal filme, montanha maldita, montanha sagrada, sessão da montanha, uma confusão de termos e adjetivos se espalhava pela minha cabeça.

Algum tempo depois lady sarajevo (quem me convidou) e eu encontramos algo interessante, um texto de fábia martins da associação paraense de jovens críticos. O filme é a montanha sagrada, de um diretor chileno de descendência russa (conta como filme latino americano ou oriental?) a sessão é a chamada maldita no cine líbero luxardo (o centur sabe?).

Imagine as expectativas envolvidas em assistir a um filme chamado "montanha sagrada" na "sessão maldita" as 21h30m? Pelo que encontrei nesse texto que referi o termo advém da exposição de filmes que não fazem parte do circuito comercial em um horário que não faz parte desse mesmo circuito. Ainda não vi o filme, mas a sinopse me deixa antever que é exatamente isso que o filme o é.

Um grupo de nove amigos busca a imortalidade através de processos alquímicos, há a presença de um arquétipo de cristo, que afinal é fundamentalmente um dos únicos imortais na mitologia cristã e uma discussão de valores que determinam a construção social e moral vigente, as narrativas do sonho e da realidade "são complementares do relato". Confusos? Pois é eu também, mas pensem pelo lado bom, eu vou assistir o filme e (sinto) vou ficar muito mais confuso.

As horas de sábado (pra mim um dia sagrado) passam flúidas por mim (como aliás sempre foram pra mim), e enquanto as trevas não vem, fica a expectativa... até onde iremos na montanha pela mão de jodorowsky? Assim que souber eu lhes digo... Bons programas (seguros) de sábado!


A MONTANHA SAGRADA,
ALEJANDRO JODOROWSKY
(the holy mountain, eua, 1973, cor, 114 mim.)


Nenhum comentário: