sexta-feira, 23 de maio de 2008

da síndrome do "d&d 4ª edição" ou do "sempre sonhar"

No último final de semana ao redor do brasil (28 cidades) houve um evento chamado "dia d do rpg". Um espaço dedicado a mesas e palestras falando sobre o tema. Não fui.

A estrela do evento foi o d&d 4ª edição. Vou falar o banal e dizer que o sistema d20, ou d&d, estava carregado de críticas desde o lançamento da versão 3.5, que foi um conjunto de modificações executadas na 3ª edição que na realidade não representaram grandes mudanças ao sistema - fala isso pra um ranger/monge. O dia d do rpg era uma forma de apresentar em grande escala o que é a 4ª edição do sistema mais amado por milhares de jogadores ao redor do mundo (eu inclusive), ao menos foi isso pra nós aqui no brasil. A lista de patrocinadores envolvia devir, wizards, white wolf, yamato dentre muitos outros.

Um pequeno documento em português foi disponibilizado para download no site do evento. Não vou tecer comentários demorados (até porque não fui ao tal evento como disse), se eu fosse provavelmente iria exagerar. Sou muito fã do trabalho da wizards e gostei das modificações, é um novo universo, amplíssimo!

Na última semana estive afastado do blog, estive estudando e, aproveitando o final de semana prolongando, resolvi voltar. Uma das minhas ocupações, foi dar forma as várias vozes na minha cabeça, foi viajar na velocidade do pensamento por túneis de pedra sobre cidades majestosas. Sou o mais nerd dos nerds falando isso: eu adoro rpg, é como sonhar.

Se todos os planos derem certo, mais uma faceta dessa síndrome que cai sobre mim vai se revelar. Um blog especializado em rpg, com crônicas, disponibilização de livros, revistas, suplementos e o que mais me vier a cabeça. Tentando facilitar a obtenção de meios que permitam uma maior democratização dos veículos de narrativa de vários sistemas. Por enquanto estou apenas juntando acertos*, mas quem sabe logo.




*é uma mecânica dos sistema d20 que representa uma certa quantidade de sucessos em diversos testes e planejamentos que um criador de determinado item ou magia deve possuir minimamente.

Um comentário:

ミヒ disse...

RPG nem sei mais o que é.
xD

e sim, vou disponibilizar. Só estou pensando como farei isso.