terça-feira, 13 de maio de 2008

da síndrome de "fratellis"


Faz uns meses que comentei sobre o novo rock inglês e cá estou de volta. Mas fratellis tem um som muito específico - e não só por ser escocesa, muito diferente. São 4h11m da manhã e eu deveria estar "quase" acordando, ou pelo menos ajudando a montar a formatação pra uma monografia que devemos entregar dentro de 3h, mas se estou operacional o suficiente pra escrever, para o mal e para o bem, devo isso a for the girl do fratellis. Assim que você ouvir a primeira música você vai compreender o que quero dizer.

A primeira apresentação foi num bar (o'henry) em glasgow em 4 de março de 2005. O som é indie rock, acho que no caso de fratellis posso dizer que um rock "pra cima". Foram considerados como uma das bandas mais promissoras da grã-bretanha em 2005 e em 2006 lançaram o primeiro disco (the fratellis ep), uma boa forma de medir a repercussão do disco é saber que, à época do lançamento, pra comprar um, você teria que estar disposto pegar um usado (a tiragem foi muito baixa) e gastar em torno de R$ 120,00 no ebay.

Se você curte indie, ou se não, fratellis pode fazer você mudar de opinião, reclamam muito que o som é "bolo de caixa", com receita pronta e que parece música de "auto-ajuda". Não é bem assim, algumas letras são mais despretensiosas e com certeza o som é feito de um jeito bem leve, mas ainda assim forte (leve e forte... alumínio então né?). Mas os solos são incríveis e a leveza da música é o que te permite entender a música e a tal força do estilo deles. Foi como eu defini antes, pra mim, fratellis é muito divertido. Perfeito pra madrugadas de terças-feiras. No entanto tem efeitos colaterais:



Se eu fosse fazer uma lista de coisas estúpidas que são divertidíssimas, isso ia entre os 5 primeiros. Bom espero que não precisem de mim no trabalho por hora, vou pular na rua.


playlist:

baby fratelli,
for the girl,
chelsea dagger (a música do vídeo),
henrietta,
whistle for the choir.

4 comentários:

ミヒ disse...

Opa, que essa é a região de onde vem as melhores bandas!

Anônimo disse...

Não sei se Utena é baseado em Rosa de Versalhes, acho que é mais do tipo "fazer uma homenagem" porque a história é beeemmm diferente. A personagem principal sim pode ser baseada na Oscar, aquela coisa coisa de mulher forte e tal e que se veste de homem. Porém, Rosa de Versalhes é um milhão de vezes melhor!!!!

Anônimo disse...

Gostei da música!
obrigada pela apresentação ao Fratellis, Thiago! =)

Anônimo disse...

Quando assisti (Rosa de Versalles) foi emprestado. Mas o B-shock posso te passar.