sábado, 12 de janeiro de 2008

da síndrome da "humanidade" - fullmetal alchemist

O que nos faz humanos? Essa é a grande pergunta que me ficou na mente na noite de ontem. Foi depois de ler o 75º capítulo de fullmetal alchemist (hiromu arakawa). Ainda não é o final. O mangá tem uma produção já antiga, desde de fevereiro de 2002, e um ritmo de produção bem diferente. O anime baseado no mangá seguiu quase a mesma história até certo ponto (até o quinto laboratório) e de lá em diante tomou rumos muito diferentes.

O anime é forte e muito bom. Mas é... não sei como dizer, mas fez muita diferença, o mangá é bem melhor. Um amigo me disse que a principal desvantagem de um anime é que lá a informação vem completa. Em um mangá, você tem que completá-la que concluí-la aos poucos a partir de quadros, você cria vozes, jeitos de falar, entonação, tudo! É em essência um exercício de produção da obra, um exercício de sonho.

"Sou um monstro"

Pra aqueles que chegaram até o capítulo 75, essa frase pode significar alguma coisa. Mas afinal o que nos faz humanos, essa era a pergunta. Os homúnculos eram criaturas impressionantes, ao menos do ponto de vista físico. Aparentemente não precisam comer (a despeito de que glutony sempre se queixa de fome, mas creio que ele não morreria com essa fome), ou mesmo qualquer outra necessidade básica, como dormir ou mesmo respirar* (vale lembrar que sloth não deve ter tido ar durante o trabalho dele). São muito ágeis e rápidos, e apresentam um bom conjunto de poderes especiais. Então podemos dizer que eles não são humanos?



"Você está pronto a se tornar um cão do exército?"

Amestris é a nação onde boa parte da tramam se desenrola, as conexões com a alemanha nazista são bastante fortes. Estado militarizado, xenofobia, nação belicosa. Além de referências mais diretas, como o fato de o lider supremo de amestris se chamar "fuher". A guerra contra ishibal (um povo com sua terra específica que foram anexados por amestris), também pode ser vista como uma referência ao holocausto. Aqueles que chegaram até o capítulo 75 sabem um pouco mais sobre os segredos de amestris e os experimentos que eram feitos em ishivalites durante o confronto. E eles? são humanos?




"Um é tudo. E tudo é um"

A alquimia em nosso mundo é uma ciência mitológica mais próxima da magia em si do que da própria ciência. Em fullmetal ela é tão certa como a matemática, possui suas leis e seus próprios tabus. E os alquimistas são pessoas com um poder muito acima do mero convencional, podendo fazer coisas que se assemelham a milagres. E eles, que possuem capacidades tão diferentes de nós, são humanos?


"Deveríamos estar mortos, e ai acordamos com o corpo assim"


Outras criaturas que possuem um papel importante são as quimeras, como na mitologia, são os cruzamentos alquímicos de vários animais. Por vezes é tentado executar esses cruzamentos com humanos, apesar de ser um proibição e o resultado geral ser a morte. Em pequenas exceções os "experimentos" geram criaturas que mantêm a consciência e até mesmo a forma humana e poderiam passar desapercebidos. E eles, seriam humanos?



"Eu sou um ser humano!"

Os protagonistas da série, os irmãos elric, quebraram um dos mais importantes tabus. E o preço pago por isso foi alto demais. Alphonse elric perdeu seu corpo, e vive com a alma ligada a uma armadura de metal. Mantêm suas memórias e sentimentos, apesar de não comer, beber, dormir, sentir, chorar... Ele é um humano?

Talvez todos eles sejam. Pessoalmente não creio que o que nos faz humanos sejam nossas necessidades, ou nossas fraquezas (esse é um conceito interessante, em vampiro a máscara o que torna os vampiros reais membros de seus clãs são suas fraquezas), muito menos seria nossa capacidade ou nossa força. O que nos faz humanos são nossos sonhos! É querer e almejar ser humano, e lutar pelo direito de sê-lo! Quer tenhamos olhos vermelhos (ishivalites), quer sejamos imortais, o que nos faz um ser humano é a vontade de lutar por isso! E sem isso, posso ser cotidiano, tributável e respeitável, mas nunca serei um ser humano de verdade! Sem a vontade e o sonho a nos impulsionar, seremos só uma pequenina mancha dentro de uma garrafinha.




*outra teoria que ajuda a comprovar a resistência dos homúnculos é a origem do termo. Se refere a um experimento que imitava a vida humana, criando uma espécia de autômato sem essas necessidades.

ps.: A maioria das imagens aqui são do anime, como muita gente ainda está lendo o mangá não queria estragar nenhuma surpresa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Os mais de 3.000 km que nos unem que o digam, ñ?!
Se nossos sonhos não nos tornam humanos, ao menos nosso amor o faz...

thiago hakai-so disse...

Unidos em nossos sonhos querida, em sonhos reais e próximos.
É lutar por eles que nos faz humanos. É precisar deles, e precisar um do outro.

Anônimo disse...

Esse anônimo ficou tão conhecido pra mim! hahahahahahahahaha! (pelo menos assim espero que seja! hahahahaha!)

...

O texto está com um gosto muito bom! E não estraga o paladar de futuros experimentadores!

thiago hakai-so disse...

É irmão o "anônimo" é bem quem pensas rs. Quem mais poderia ser? Vou preparar o ensaio pra taverna então... Valeu!