quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

da síndrome do "mentalismo"




Lei do mentalismo.

"O todo é mente; o universo é mental"


Há alguns dias atrás um amigo meu teve uma conversa muito interessante sobre o nada. Foi bastante divertido e bastante instrutivo também. E fiquei pensando nisso. Me lembrei de uma frase que certa vez destruição repetiu "seriam a luz e a matéria conversíveis entre si?", a frase era de neuton. E sim, comprovou-se depois que a luz e a matéria são sim conversíveis, e são seus princípios a base de bombas atômicas. Então esbarro com a primeira lei hermética. E na minha cabeça de alguma forma tudo isso tem relação.

As leis herméticas são leis basilares de uma filosofia chamada de hermetismo. Elas são atribuídas a hermes trimegistus. Foram expostas no livro chamado "caibalion" (no hebraico significa tradição enviada por um ser superior). Essas leis de certa forma regem toda a existência.

Há um texto chamado de "tábua esmeralda", que é considerado como o texto que deu origem (ou o correto seria dizer que elencou padrões?) da alquimia mulçumana e ocidental. Neste texto, uma de suas passgens assim assinala: "Por esta razão fui chamado de hermes trismegistos, pois possuo as três partes da filosofia universal.".

Descobri que existem basicamente dois tipos de alquimistas, aqueles que escrevem expressando seus princípios, e aqueles que escrevem os escondendo. Qual seria o tipo do bom e velho hermes? Por quê hermes decidiu que "o todo é mente; e que o universo é mental" seria a forma correta de se expressar quanto a primeira lei?

Existem muitas explicações. Numa delas o todo é a existência é tudo o que há, e o universo é o que é feito dessa existência. O todo é como energia e matéria, o universo é a forma dessa matéria.

Pra outros seria uma receita, um preceito pra que se supere a existência. A força estaria na mente (todavia isso soa e é autoajuda e não alquimia).

Há aqueles que veêm que o todo é o fruto do pensamento de um ser (alguns acreditam que esse ser é Deus), e que o universo como expressão desse todo e como algo que nos circunda é mentalização da vontade deste ser. E que portanto o todo, de forma bruta é acessível, mas pra isso é preciso ligar-se a este ser (não é por sorte que o termo religião vem do latin religare; re-ligar).

E o qual é a relação com o tudo e o nada e a frase de destruição (ou mesmo sandman, sua família e seus símbolos de existência) que lembrei? Existe como ser mais claro? Acho que não, afinal síndromes são psicossomáticas, são causas desconexas, funcionam somente na mente do adoecido. E sim, síndromes funcionam sempre.



3 comentários:

Lady Sarajevo disse...

A primeira foto é maravilhosa!

e oh texto intelectual né?
hehehe

tá ótimo!

:*

Thise Taylor disse...

Você poderia por favor fazer uma análise (sem compromisso) Sobre a minha pessoa e me dizer qual é a minha síndrome?
Desde já, obrigada e um efusivo abraço.
=)

thiago hakai-so disse...

Tudo bem, aceito. Mas será que consigo?