terça-feira, 15 de janeiro de 2008

da síndrome de "paracelso"


Há muito tempo atrás, eu perguntei a uma professora o que era a química. Àquele tempo, ainda não havia tido contato curricular acadêmico com a disciplina, e por algum motivo fiquei curioso. Seria um resposta simples e comum, ela me disse "é o estudo da matéria, da composição das coisas e da transformação delas". Achei aquele conceito esplêndido, e perguntei a ela se eu poderia transformar qualquer coisa, e ele me disse "não. Isso que você está falando é alquimia".

Posteriormente descobri que a alquimia é uma ciência dita incerta. Seria um tipo de tradição que combina várias outros campos de estudo como a química, física, astrologia, arte, metalurgia, misticismo e religião. A alquimia estaria um pouco distante do caractere de ciência como nós conhecemos, e muito mais próximo ao de uma filosofia. Todavia não é esse o assunto. A alquimia é uma ciência de loucos.

Tem um certo louco em especial chamado felipe, ou se preferirem phillipus aureolus theophrastus bombastus VON HOHENHEIM, mais conhecido como paracelso. Suiço, com educação austríaca formado em medicina pela universidade de viena. Teve contato com as mais antigas tradições egito, terra santa, tartária, arábia, constantinopla, dentre outras. Conhecido como grande médico na europa (o que talvez lhe rendeu a alcunha. "Paracelso" significa "superior a celso*"), fez estudos sobre farmacologia, química e anatomia representando um grande avanço na ciência médica. Pessoa de orgulho forte e intransigente vagou pela europa por muito tempo garças a seu temperamento.

Morreu louco com 47 anos, em setembro de 1541. E até então esse é um resumo de sua vida. Mas paracelso, quando na sua morte (nunca esclarecida) afirmou ter adquirido o conhecimento da pedra filosofal. A loucura certamente sempre foi uma válvula de escape para muitas pessoas, todavia crer que um dos mais renomados médicos da europa, aos 47 anos morreu louco afirmando ter conquistado o alvo supremo de tantos, é tão fantasioso quanto crer que isso de fato não aconteceu.

O que deixou paracelso louco? Ele viajou pela terra santa, existem lendas que afirmam que o santo graal na realidade é uma pedra deixada na terra por seres celestiais e que esta pedra possui grandes poderes. Essas lendas se espalharam pela terra santa.

O que deixou paracelso louco? Se ele de fato havia obtido o conhecimento da pedra filosofal (que lhe permitia fabricar o elixir da vida eterna) por que morreu com feridas infecciosas (uma das versões de sua morte diz que ele morreu por infecção causada por ferimentos numa queda em um bar!)?

O que deixou paracelso louco? O mito da transformação de metais em ouro é uma metáfora pra transformação da alma, certos alquimistas inclusive diziam que a pedra filosofal era um estado de espirito. E certas correntes afirmavam que a pedra simbolizava Deus (profeticamente já referido assim na Bíblia), portanto o elixir da vida seria a vida eterna dos cristãos.

Nunca saberemos o que deixou paracelso louco, talvez nada e ele fosse mais lúcido que nós. Talvez a falta de sucesso e o fim triste que havia diante dele. Mas ninguém poder mudar uma coisa, quer louco quer lúcido, ele era apenas um homem que morreu tendo certeza de que havia conseguido alcançar o objetivo de sua vida. Talvez essa certeza em si (o famigerado "isso! Consegui!") seja a tão falada pedra filosofal.

Como último pedido ele requisitou que em seu velório fossem lidos os salmos 1, 7 e 30. O verso três do salmo 30 diz "SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura"


*Médico romano de grande renome na história do antigo império