quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

da síndrome de "muito tempo"



107 horas. Eu poderia ir a curitiba de ônibus e ainda ter mais um dia pela frente. Mas valeu muito a pena. O poderoso império de archadia se expande por ivalice numa velocidade grandiosa, uma das ultimas paredes que poderia barrar esse avanço: dalmasca, cai! A familia real esta morta e p único representante é o governo preocupado de marquis ondore. E nossa história começa com um par de orfãos, e termina a borod do bahamut por sobre os céus da mesma cidade onde tudo havia começado!

Falar que o jogo final fantasy XII é excepcional é noticia velha. E demorar 107 horas pra terminar o jogo não é excepcional, nem demorado e nem rápido (demais). Mas o intervalo entre essas horas, o tempo que levei pra conseguir continuar foi realmente um grande desafio. Diria que um desafio de meses! Mas acabou. E adorei esse desafio, o final é muito emocionte o nível de difiuldade dos enigmas e monstros faz valar a pena você se esforçar e adquiriar a tão sonhada experiência. Dá vontade de começar de novo agora pra pegar os espers restantes (peguei oito, creio que são treze), terminar as caças (lá pelas tantas decidi terminar o jogo e não fiz mas as caças).


E de todas as coisas fica a lição, o seu passado pode dizer muita coisa sobre você, mas não determinar quem você é! Antigo mestre juiz, ou antigo juiz isso não importa, princesa e anjo da vingança de seu povo, ladrão, orfão, vítima da guerra, defensor e protetor... isso são apenas rótulos, nós temos liberdade pra decidir usá-los. Todos tem um preço, pode ser confortável sentar sobre seu comportamento autodestrutivo, não é fácil quebrar a corrente de rótulos e com liberdade viver a própria vida (os que fazem assim são chamados de vilões e heróis, tudo depende do lado vencedor)

Aqui no fim tenho aquele leve sentimento que venat estava certo, e que ambos os lados lutavam pelo mesmo objetivo, mas cada um tão firme e tão centrado em suas próprias crenças que guerrearam... incrível, o jogo conseguiu representar muito bem o comportamento humano.

E por quê muito tempo? Eu poderia ter terminado o jogo antes, e quem sabe ter aproveitado melhor o desafio dele. Em ivalice poderiam ter resolvido seus conflitos bem antes e ter alcançado a paz. Mas assim como eles, na ambição de fazer sempre melhor, levamos muito tempo. No meu caso valeu a pena. Não é maravilhoso/lamentável como rpgs são atuais?

something more valuable...


2 comentários:

Lady Sarajevo disse...

bom, eu não gosto muito deste gamezinho...

mAs.........
o início do texto foi ótimo, poderia ir em curitiba é?
rsrs

:)

Suneko disse...

o jogo é do K sim, o tempo que se levou foi bem maior q o tempo apresentado no ultimo "save" deveriamos ter anotado em algum lugar a data do inicio... e ver quanto tempo passou, desconfio que seja proximo a um ano.... mas as minha medias de tempo estao levemente atrapalhadas graças ao esforço mental q ando fazendo.....

enfim

suneko