quinta-feira, 27 de março de 2008

da síndrome de "nazaré"



Hoje em dia, muito se fala sobre pirataria e os problemas que cinemas e gravadoras estão tendo. Fala-se de milhões sendo perdidos. Afinal realmente deve doer no bolso quando um cd que tem um preço médio de fabricação de $ 4,00, fica encalhado nas prateleiras porque ninguém se dispõe a pagar os R$ 50,00 que são cobrados (e mesmo nas mais grotescas cotações, a diferença é grande!)

Há pouco no jornal local da rede globo, a notícia do desmoronamento do cinema nazaré foi repassada. A primeira apresentação foi ontem. Uma das mais antigas e belas salas de cinema do brasil desmoronou. O motivo foi apenas um: um acidente.

do lat. accidente

s. m.,
acontecimento fortuito;

percalço;

desastre;

infelicidade, revés;
Retirado do dicionário virtual priberam

Ora, se foi um acidente (como disse nosso famigerado jornal local), não foi culpa de ninguém correto?

Pois bem, a PORTO SALGADO ENGENHARIA LTDA, empresa do nordeste brasileiro, foi avisada duas vezes pela delegacia regional do trabalho. No primeiro aviso, em 8 de fevereiro, foi constatado a falta de utilização de equipamentos de segurança, a falta de cuidados nos sistemas elétricos dentre outras irregularidades.

Um jovem de 23 anos foi levado ao hospital com fraturas expostas na perna e no braço, ele caiu de dez metros e ficou sob escombros por muito tempo. Ele teve sorte, um incêndio seria muito pior pra ele.

A empresa não pagou os direitos dos 62 trabalhadores que ela trouxe do nordeste, os alojava em salas improvisadas nos fundos da obra e dispensava aos trabalhadores uma condição sub-humana, sem nem mesmo os cuidados básicos de higiene e conforto.

Acidente.

Não, a empresa não foi a responsável pelo fechamento das portas do cinema nazaré. Foram os lucros que não cruzaram aquelas portas. Num momento onde não vamos mais a cinemas e sim a shoppings, onde não fazemos fila no sol e na chuva pelos ingressos, mas vamos comer uma pizza e ver se esta passando um filme legal, a resistência do cinema nazaré foi heróica.

Falamos de pirataria de filmes, mas a verdade é que deixamos de amá-los. Apenas estamos com eles por conveniência, por comodidade. O cinema nazaré era uma testemunha disso. Ele ia se transformar numa loja de departamentos. Digo ia, pois ele não existe mais, não pra mim. Na minha mente ele sempre será o imponente teto de gesso que vazia lembrar um céu emeranhado onde imagens e sons se impregnaram, o mar de assentos que como ondas te atiravam na direção do filme, o ar elétrico que sempre esteve no corredor que antecipava o êxtase de uma estréia. Pra mim ele será assim.

Queria dizer que ele caiu de dor e vergonha. Mas a verdade é que não houve algo como um "acidente". Tudo foi um processo que culminou na notícia de ontem e de hoje.

Hoje é dia mundial do teatro. Fantasias irmãs.

Hoje é aniversário do ver-o-peso (381 anos). Memórias irmãs.

Em respeito ao luto da queda de um, o silêncio pela persistência do outro.




Projetores sendo retirados.
Até outra vida, quando formos ambos gatos.

Dessas e outras imagens, belém centro
Dessas e outras impressões, 100grana



Nenhum comentário: