sábado, 8 de março de 2008

da síndrome do "luto"

Na manhã de 4 de março de 2008 o mundo do rpg escureceu um pouco. Gary gygax morreu. Ele ajudou a criar o sistema de rpg mais famoso no mundo inteiro; o D&D (depois AD&D, e D20). Na minha ignorância eu apenas soube hoje. Portanto é quando escrevo.

Gygax, com 69 anos, morreu pela manhã em sua casa em lake geneva, wisconsin. Além de desenvolver o D&D g. gygax escreveu vários contos correlatos ao tema, jogos de tabuleiro e uma infinidade de participações na construção do sistema de fantasia medieval mais famoso da história, escreveu a base do suplemento de regras da transposição mais completa já utilizada para representar a narração. Storyteller, gurps, daemon, coda, magic, todos devem, ao menos em inspiração, um agradecimento.

Depois de 1985 ele não estava mais tão diretamente ligado ao sistema em si. Suas relações com a antiga companhia foram complicadas a princípio. No meio tempo de cada simpósio, feira de convenção e presença acirrada com perguntas e outras manifestações, gygax já vinha tendo problemas de saúde há algum tempo.

Existe muita coisa que eu gostaria de falar a ele. Vou parodiar richard burlew e dizer que tampouco me sinto digno de falar em nome de todos os rpgistas que foram influenciados pela sua obra.

Mas depois dessa falha no meu teste de resistência de vontade eu vou falar:

"A principal contribuição do rpg a mim foi a imaginação. Não que já não a tivesse, mas a capacidade de tornar o sonho semi-sólido, só o suficiente para que eu pudesse correr sobre ele, mas não resistente demais ou eu nunca o teria moldado. Isso o rpg trouxe a mim. A obra de gygax trouxe a mim. Devo desertos causticantes, olhares oblíqüos de inimigos e aquela sensação de se defrontar com criaturas muitos NDs acima do que eu devia, e sentir que havia uma chance. Obrigado gary, pelos magos sábios, trolls persistentes, elfos orgulhosos e anões mal humorados. Obrigado pelas tavernas e pelas cavernas. Obrigado pelos calabouços e dragões. Obrigado pelos sonhos!"

Pelas minhas concepções religiosas sei que ele não saberá das palavras que escrevi. Mas enquanto este blog existir, ficará a memória do meu agradecimento e de meu luto tardio.

A todos nós, um 20 natural em profissão (jogar rpg) com um bônus de + 15 de circunstância. Devemos isso a ele.



e. gary gygax
27.7.1938 - 4.3.2008


Nenhum comentário: