sábado, 1 de março de 2008

da síndrome de "star wars"

Achei! Depois de meses procurando (tudo bem eu não estava tão dedicado assim), consegui encontrar toda a primeira temporada de "star wars: clone wars".

Essa série animada (sim, é desenho) é trabalho de genndy tartakovsky, ele é russo e tem em seu currículo trabalhos como "o laboratório de dexter", "meninas super-poderosas", "samurai jack" e "star wars: clone wars". Foi justamente "samurai jack" (o criticado e amado samurai jack) que chamou a atenção do senhor george eu-não-sei-escrever-roteiros lucas.

A série se passa em duas temporadas de 25 episódios cada entre o segundo filme (o ataque dos clones) e o terceiro filme (a vingança dos sith). Trabalha em conjunção com os quadrinhos sempre somando e apresentando ricos personagens (como exemplo, temos asaj ventress). O trabalho de tartakovsky foi tão valorizado pelo senhor lucas que o final da segunda temporada é o prologo do terceiro filme (me refiro a vingança do sith), os últimos fatos da série são os imediatos primeiros do filme.

É claro que por ser fã (tanto de star wars quanto de genndy) quando eu for escrever sobre a série vou ser extremamente parcial. Mas star wars é portadora da síndrome mais interessante. É uma história perfeita, mas o senhor george é um péssimo contador de histórias.

Recentemente re-assisti os filmes da duas trilogias. Os diálogos de "ameaça fantasma" (isso pra não falar nas produções posteriores) são horríveis! Pérolas como a de gui-gon jin: "Está ouvindo isso? É o som de mil coisas horríveis vindo pra cá". De onde ele tirou isso? Existem tantas frases melhores que poderiam ser colocadas ai! Mas mérito seja dado, o argumento é excepcional! A prova disso é que tudo sobre star wars, desde que não seja os filmes, é de uma profundidade grandiosa e tem uma capacidade de divertir magnífica! Até o bom e velho war é muito mais divertido quando disputando sistemas!


E qual é a grande síndrome? Conseguir errar e ser bom nisso. Ter tudo pra dar certo e não conseguir. Eu sei, é clichê. O mais repetido, e quem sabe esteja eu errando como o senhor lucas. Mas o que se pode fazer? A verdade é que há muito que supostamente é ótimo na teoria e na prática acabam desandando. Um exemplo? O estado, esse é um ótimo exemplo. Que curioso, o grande vilão em star wars acaba sendo o estado de novo. (ou isso é perseguição minha?)


Um comentário:

Romulo disse...

Cara aonde você achou essa serie? Estou procurando, mas só acho a serie que foi feita em 3D que é legal , mas não me agrada tanto...